sábado, 31 de julho de 2010

A diva Marilyn Monroe











Como em nosso post inicial coloquei uma imagem da diva Marilyn Monroe, fiquei inspirada em falar do maior símbolo sexual da década de 50. Ela encantou o mundo e personificou o glamour hollywoodiano com sua beleza radiante e suas curvas sinuosas, sendo considerada a mulher mais importante do século 20.





Norma Jeane Mortenson nasceu no dia 1º de julho de 1926, em Los Angeles, Califórnia, filha de Gladys Baker. Gladys trabalhava nos estúdios RKO como editora de filme, mas problemas psicológicos a impediram de permanecer no emprego e ela foi eventualmente levada para uma instituição mental. Norma Jeane passou grande parte de sua infância em casas de família e orfanatos até que, em 1937, ela mudou-se para a casa de Grace Mckee Goddard, amiga da família. No dia 19 de julho de 1942, ela casou com Jimmy Dougherty de 21 anos, com quem estava namorando há seis meses.




O fotógrafo Davis Conover a viu enquanto tirava fotos de mulheres, que estavam ajudando durante a guerra, para a revista Yank, ele a utilizou para a seção de fotos e começou a lhe enviar propostas de trabalho como modelo. Em dois anos ela tornou-se uma modelo respeitável e estampou seu rosto em várias capas de revistas.

Assinou seu primeiro contrato com a Twentieth Century Fox em 26 de agosto de 1946. Pouco tempo depois, tingiu seu cabelo de loiro e mudou seu nome para Marilyn Monroe (Monroe era o sobrenome de sua avó). O resto, como dizem, virou história.







Marilyn começou a carreira em alguns pequenos filmes, mas a sua habilidade para a comédia, a sua sensualidade e presença, levaram-na a conquistar papéis em filmes de grande sucesso.
Alguns filmes incluem:


Gentlemen Prefer Blondes ( Os Homens Preferem as Loiras )

Foi um filme de 1953, do gênero comédia romântica musical, dirigido por Howard Hawks.



Na imagem abaixo Marilyn Monroe cantando Diamonds Are a Girl's Best Friend




The Seven Year Itch ( O Pecado Mora ao Lado )

É uma comédia romântica de 1955 baseada na peça teatral de George Axelrod


A cena em que o vestido branco de Marilyn é levantando pelo jato do respiradouro na calçada tornou-se um ícone da cinematografia mundial





Some Like It Hot ( Quanto Mais Quente Melhor)

É um filme estadunidense de 1959, do gênero comédia musical, dirigido porBilly Wilder.



Na manhã do dia 5 de Agosto de 1962, aos 36 anos, Marilyn faleceu em sua casa em Brentwood, na California. Na versão oficial a causa da morte seria por overdose de calmates.

-

Poderia falar muito mais sobre a sua vida e carreira pois há muita polêmica envolvendo seus relacionamentos e a forma com que ela morreu. Mas o que fica realmente é o ícone em que se tornou e a influência que ela deixou.

Se quiser saber mais detalhes sobre a carreira de Marilyn, clique aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário